A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Chasques recentes

Novo CD "Brinco de Princesa" da Shana Muller


“Brinco de Princesa” pode ser encontrado em todas as lojas especializadas do Estado e do Brasil

A bela e suave voz nativista, Shana Müller, comemora o sucesso de vendas do seu terceiro álbum de estúdio, 'Brinco de Princesa'. Com expectativa de venda superada no Rio Grande do Sul pela gravadora ACIT, o CD pode ser encontrado nas melhores lojas especializadas em música no Estado e em todo o Brasil.

O álbum, dedicado à grande cantora da América Latina, Mercedes Sosa, com quem Shana cantou por diversas vezes, é aberto com a doce ‘Abre essa gaita’. Ele ainda conta com as encantadoras ‘Eu quero ser do mundo’ e ‘Alma Chamamecera’, além de composições em espanhol, como ‘Así se vá por el sur’ e ‘Ñangaripi’.

Como intérprete, Shana destaca a relevância das escolhas das canções para este trabalho. 'Cada música tem uma relação comigo, uma importância na minha vida’. Escreveram para ela Érlon Péricles, um dos principais compositores da música regional da atualidade, Luis Carlos Borges, Pirisca Grecco, Tulio Urach e o argentino Antonio Tarrago Ros.

Com qualidade instrumental e sonora para romper as fronteiras nacionais, o disco tem produção musical da própria Shana Müller e Paulinho Goulart, que, em conjunto com Paulinho Fagundes, também assina como diretor musical do material. Além de grandes magazines especializados, ele está à venda também pelo site www.acit.com.br, pelo valor de R$ 11,90, ou por encomenda nas próprias lojas do ramo.

Shana, atualmente, trabalha na divulgação de seu álbum em Montevídeo, onde também participa da gravação do novo CD do compositor Zelito, em conjunto com músicos uruguaios e de Paulinho Goulart. Após, ela viajará a Buenos Aires para dar continuidade ao trabalho de ‘Brinco de Princesa’ e se apresentará, com Paulinho Goulart, do show do músico Nestor Acuña, na Casa de Cultura ‘Fondo Nacional de Las Artes’.


Biografia e discografia

Shana Müller começou a cantar aos 8 anos de idade. Seus primeiros passos na música regional gaúcha foram dados a partir da gravação de “Vitória-régia”, com o cantor Wilson Paim. Em 2004 Shana estreou carreira solo, lançando o CD “Gaúcha” (Usa Discos). Com músicas da linha campeira rio-grandense e do folclore latino-americano, o disco traz canções como “Um Vistaço na tropa”, “Soy el chamamé”, “Do Fundo da alma”, entre outras. Em 2006, lançou seu segundo trabalho, intitulado “Firmando o passo” (Usa Discos), dando continuidade a proposta da mulher gaúcha interpretando o repertório de canções bem regionais. Este trabalho recebeu a indicação ao Prêmio Açorianos de Música na categoria Melhor Disco Regional no ano de 2007.

A cantora já levou seu show por diversas vezes a Argentina, onde também esteve ao lado de músicos como Luiz Carlos Borges e Yamandú Costa; participou do Festival Nacional de Folclore de Cosquin, Festival Nacional de Chamamé de Corrientes, além de apresentações na Província de Neuquen, no mesmo país.

Além dos seus discos, a cantora registra, ainda, algumas participações em festivais nativistas, como o primeiro lugar na Linha de Manifestação Rio-grandense do 21º Reponte da Canção, de São Lourenço do Sul, ao defender a música “Até Morrer” ao lado de Ernesto Fagundes; e o terceiro lugar na 8A. Sentinela da Canção (2007), de Caçapava do Sul.

Em 2007 recebeu a premiação de Melhor Intérprete na 4ª edição da Aldeia da Música do Mercosul, em Gravataí; Melhor Intérprete e 10º lugar no Festival Um Canto Para Martin Fierro, de Santana do Livramento; Melhor intérprete na 4ª edição Galponeira de Bagé (em 2008); além de ter participado da música vencedora da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana e do Carijo do Canto Gaúcho, ao lado do Grupo Buenas e M’espalho do qual é integrante. No mês de junho de 2009, recebeu em Brasília no 1º. Festival Pampa e Cerrado, a Premiação de Melhor Intérprete. Ainda em 2009, recebeu o Troféu Mercedes Sosa da 23ª edição do Musicanto de Santa Rosa como Melhor Intérprete.


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Adriano Cescani e Robledo Milani
Phosphoros Novas Ideias
Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil
(51) 3012.6810 – (51) 8184.1561
phosphoros@phosphoros.com.br – www.phosphoros.com.br/dreamland


{[['']]}

Notícias Grupo Trancaço


GRUPO TRANCAÇO PRESTA HOMENAGEM AO DIRETOR DA GRAVAMOTOS

José Gattiboni Pacheco, Diretor Proprietário da rede de lojas Gravamotos, foi homenageado pelo grupo Trancaço no último sábado dia 20 de fevereiro último. Rodeado de amigos, Pacheco foi surpreendido com a composição Amizade e Jeito Missioneiro, letra de Dilmar Paixão, música de Maikel Santos e Peterson Luan, com a interpretação de Everton Garcia e Grupo Trancaço.

Pacheco é merecedor da homenagem pela trajetória de empreendedor que fez da Gravamotos uma empresa com 8 lojas, inclusive duas em Gravataí e uma em Cachoeirinha, além da região do vale dos sinos e noroeste do Estado gaúcho.

Para o próximo Baile do Grupo Trancaço, sábado dia 06 de março, no CTG Aldeia dos Anjos, os ingressos poderão ser adquiridos ao preço de 10 reais,o peão e 5 reais a prenda também nas lojas Gravamotos. Informações pelos telefones 51-92240156

{[['']]}

16º Rodeio Internacional do Conesul


16º Rodeio Internacional do Conesul
- Associação Tradicionalista Estância do Minuano -
Santa Maria
De 11 a 14 de Março de 2010

Convida:Iº Desafio de Tropilhas - “CAMPANA DOS SONHOS”

Premiação: O1 MOTO 150CC + R$ 7.000,00 em Prêmios

Tropilhas Convidadas:
Tropilha 3 Bandeiras – Uruguaiana
Tropilha Buena Suerte - Santa Maria
Tropilha Enredo - Caçapava do Sul
Tropilha Floresta - São Gabriel
Tropilha Furacão - Uruguaiana
Tropilha Jacaquá - Alegrete
Tropilha La Cobiçada – Uruguaiana
Tropilha Maragata - São Borja
Tropilha Minuano – Bagé
Tropilha Pantera Negra - Cachoeira do Sul
Tropilha Ressaca - São Pedro do Sul
Tropilha Sossêgo - Cachoeria do Sul

*Jurados:
FÁBIO MARINHO - Ex Ginete
DALTRO DELGADO- Uruguaio, Capataz de Campo das Criollas Del Prado em Montevidéo

*Contrapunto Internacional de Basto Aberto e Gurupa

*DESAFIO DE “HERMANOS”
Renô Villagran(Ginete Brasileiro) X Aporreado Fuzileiro (Cavalo INVICTO a quase 10 anos, vindo do Uruguai)
Nelmar Dornel(Ginete Uruguaio) X Aporreada Mala pra Loco (Tropilha Buena Suerte)

**Ginetes Convidados a cargo dos Tropilheiros

do blog Pulperia.

{[['']]}

Fecars - Festa Campeira do RS 2010



PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

Quinta – 18 de março
21h – Show com Cristiano Quevedo
22h30 – Show com Joca Martins


Sexta – 19 de março
22h – Show com Pedro Ortaça
Sábado – 20 de março
21h30 – Show com Mano Lima


Domingo – dia 21 de março
18h – Espetáculo Artístico – César Oliveira e Rogério Mello

{[['']]}

Grupo RBS lança site de jornalismo colaborativo na cidade de Canguçu

Participação do público é a essência do segundo site hiperlocal jornalístico da Zona Sul do Estado, o MaisCanguçu

O Grupo RBS lança nesta terça-feira (23) o MaisCanguçu (www.maiscanguçu.com.br), um site de jornalismo colaborativo feito com a participação dos cidadãos. Mais do que saber das notícias pelos outros, os internautas poderão enviar informações em texto, foto, áudio e vídeo para participe@maiscanguçu.com.br. A jornalista Bianca Zanella, curadora da página virtual, estará hoje, até as 16h30, à disposição da comunidade na Casa de Cultura, na Praça da Matriz . Pessoas que desejarem integrar o Conselho de Colaboradores, grupo de representantes da região, ou trocar ideias sobre o funcionamento do site podem comparecer ao local ou entrar em contato com a jornalista pelo telefone (53) 9945-2106.

Moradores da cidade ou cidadãos de Canguçu que estejam fora do município podem enviar notícias. Os dados são recebidos por Bianca, responsável por organizar o material. A jornalista é mediadora de conteúdo dos sites hiperlocais do Grupo RBS e auxilia o público-repórter a formatar as informações, lembrando a importância de datar o fato, descrever o local, o modo, as pessoas envolvidas, entre outros detalhes essenciais para o entendimento da notícia. Tudo o que for publicado sobre Canguçu nos sites do Grupo RBS terá como fonte o MaisCanguçu. A página virtual também poderá ser seguida pelo microblog Twitter em www.twitter.com/maiscanguçu (@maiscanguçu).
O Conselho de Colaboradores é formado por representantes da comunidade considerados referências locais e está permanentemente aberto ao ingresso de novos colaboradores. Dez pessoas já foram escolhidas, mas os interessados em participar podem se inscrever enviando um email para participe@maiscanguçu.com.br.

Desde dezembro de 2009 o Grupo RBS desenvolve sites com o conceito de jornalismo cidadão e hiperlocalismo, jornalismo que concentra temas e debates de interesse local, na Zona Sul do Estado. O primeiro foi o PelotasMais (www.pelotamais.com.br), atualmente com 25 colaboradores no Conselho, além da participação ativa da comunidade local.

_______________________________________________________

Comunicação Corporativa — Núcleo RBS de Divulgação www.gruporbs.com.br
Magali Schmitt (magali.schmitt@gruporbs.com.br) - (51) 3218-6336 | 9972-3777 – RS
Analú Fischer (analu.fischer@gruporbs.com.br) - (48) 3216-3473 | 9909-8884 - SC
Lívia Machado (livia.machado@gruporbs.com.br) – (51) 3218-6917 | 8411-8075 - Eventos
Clarissa Ciarelli (clarissa.ciarelli@gruporbs.com.br) - (51) 3218-6337| 8121-8910 - Coordenação

{[['']]}

Reunião na Camara de POA

Hoje, dia 25, as 19 horas, haverá uma reunião na Câmara Municipal de Porto Alegre, para a formação de uma frente parlamentar que vai estudar as possibilidades da transformação do Parque da Harmonia em PARQUE TEMÁTICO DO GAÚCHO.

Precisamos convocar todas as pessoas possíveis para comparecer e mostrar força a fim de que os vereadores efetivamente defendam a causa que nos interessa.

Se nós não nos mobilizarmos, outros o farão e depois não adianta chorar o leite derramado.

Conto com a Primeira Região. Especialmente os patrões, mas quanto mais gente melhor.

Mc savaris


Cesar J Tomazzini Liscano
Coordenador da 1a. RT
51 84233508
{[['']]}

Negociação do Vaqueanos ainda sem solução definitiva


Ontem, dia 24/02/2010, às 10 horas, na sala de reuniões do 11º andar, na Rua Uruguai, 155 por iniciativa e mediação da Secretaria de Governança Solidária Local, através do Agente de Governança do Bairro Humaitá, Silvio Belbute aconteceu uma reunião para tratar da questão de quem irá pagar as despesas de construção da nova sede do CTG Vaqueanos da Tradição no Bairro Humaitá.

Inicialmente abrindo a reunião, Silvio Belbute explicou que a reedição do decreto, cedendo a área diretamente para o CTG e não por intermédio da Federação estava em vias de ser reeditado, saindo de acordo com as pretensões do CTG e da comunidade entorno.

Falando a seguir José Arnildo Gomes de Mello pelo CTG este apresentou o custo de R$1.000.000,00(Hum milhão de reais), necessários para construir uma nova sede do tamanho da atual com todas as exigências atuais de construções para esse tipo, como acústica, saúde, tratamento de esgotos contempladas para que no futuro não venha a dar problemas. disse também que se o CTG fosse construir diretamente e tivesse esse recurso seriam necessários sete meses de obras.

Paulo Guimarães , falando pelo CTG, apresentou agradecimentos por pela primeira vez, após inúmeros convites as partes envolvidas (OAS e GRÊMIO), estarem presentes em uma reunião para tratar diretamente e amistosamente sobre o assunto, falou que também diferentemente como fez o INTER em seu projeto, o qual já previu a realocação dos equipamentos culturais que estavam no imóvel do projeto o Grêmio e as outras partes não se lembraram de chamar o CTG para que junto na negociação fosse equacionado a questão de sua saída e realocação, fato esse posteriormente acordado pelo Presidente José Renato da Federação dos Círculos Operários que as partes erraram em não chamar o CTG para a negociação e que assim tivessem feito o assunto já estaria resolvido.

As partes Grêmio através de Dr. Claudio Silveira Batista Gerente Executivo Jurídico e posteriormente do Advogado da OAS Dr. Arthur Porto Alegre, disseram que a responsabilidade da realocação e construção da nova sede seria do poder público municipal, fato contestado pelos representantes do CTG e da Prefeitura, os do CTG disseram que estavam satisfeitos com a mediação da Prefeitura e pela cedência da área, desde que ela fosse diretamente para o CTG.

Foi levantada também pelo representante do CTG Copinaré Acosta a questão que o CTG é Patrimônio Histórico Cultural do Estado do RGS (LEI Nº 12.748, DE 11 DE JULHO DE 2007) e que seria de bom tom chamar para uma próxima rodada de negociação a Secretaria de Cultura do Estado e a Secretaria da Copa do Estado do RGS, o que o representante da SECOPA Ricardo Gother ficou de fazer os contatos para convidar.

Estiveram ainda presentes na reunião representantes da Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal Noraci e Elisangela, dando total apoio dessa secretaria em todas as questões atinentes a plantas e projetos. Pelo Vaqueanos se fez presente também o Arquiteto João Luis Junqueira responsável pelo projeto da nova sede.Pelo Site Nação Gaúcha compareceu Deives Thormes, fazendo o registro fotográfico bem como o Jornal Virtual Chasque Pampeano através de seu Editor Guimarães.

Como resultado da reunião ficou as falas das partes (Grêmio, Federação e OAS), de que nenhuma se responsabilizava pelos custos da construção da nova sede, mas como disse o Guimarães pela primeira vez as partes sentavam frente a frente para discutir a questão, o que já foi por este considerado um avanço.

Ficou marcado uma próxima reunião para continuarem as negociações.

Guimarães - Representante CTG

{[['']]}

Os Monarcas no Amaranto Pereira

Os Monarcas se apresentam no CTG Amaranto Pereira (Rua Celso Lemes da Silva), em Alvorada, no dia 5 de março. Os convites já podem ser adquiridos através de integrantes da patronagem ou da invernada da entidade. O valor é de R$ 20.

do blog do MTG.
{[['']]}

Entrevista com Luiz Marenco


Assista no site da TV Soluções uma entrevista com Luiz Marenco e imagens de sua apresentação no 28° Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, no dia 06 de Fevereiro de 2010.

Acesse o link: http://www.tvsolucoes.com.br/canal.php?c=29

Mariana Ferreira - Produção Executiva
(53) 9963.0391 - 8113.4124
contato@luizmarenco.com.br
www.luizmarenco.com.br
{[['']]}

Noite Musiqueira dia 25 de fevereiro


O projeto cultural da Noite Musiqueira tem a honra e a alegria de trazer o futuro da nossa musica. Na quinta feira dia 25/02, estarão no palco Daniela Corrêa e Lucas Corrêa, de Sapucaia do Sul, campeões dos festivais mirins de todo estado.

Irmãos Wendler,de são leopoldo, dupla mirim que encanta com shows por toda nossa região.

E um show especial com Castiano Ferreira.

Visto que a Noite Musiqueira será de fundamento. Cumprindo seu objetivo cultural em mostrar o futuro da nossa musica.

Convidamos a todos, venham com seus familiares, tragam a gurizada, queremos sempre incentivar e criar oportunidades.

Incentive e participe dos projetos culturais.

Nina França
De alma e procedência Guarani.
http://www.ninafranca.com.br

{[['']]}

Luciano Maia participa do Encontro Brasileiro do Acordeon


Cordialmente,
Mariana Pires
Assessoria de Imprensa & Produção Executiva
De Fronteira Produções Artísticas
Fone: 51. 3273.2848 - 9678.1555
www.defronteira.com.br
{[['']]}

4ª Festa Campeira PTG Laçadores Fazenda Três Taperas

Gostaria de parabenizar pelo ótimo trabalho feito por ti. Pela tardinha nos reunimos para cevarmos um amargo e aproveitamos para ver as novidades que estão presentes no blog. Pois atualmente não é fácil vermos alguém tão engajado com as tradições gaúchas. Nossos sinceros parabéns!

No final do mês estaremos realizando aqui na sede da fazenda, nossa 4ª Festa Campeira, PTG Laçadores Fazenda Três Taperas. Ficaríamos honrados se comentasse isto, e convidasse por meio deste à todos os gaúchos para participarem conosco desta grande festa que será realizada nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro.

Estamos anexando imagens do convite com toda a programação...

Desde já agradecemos e novamente o parabenizamos.

Atenciosamente,
SÉRGIO WICKERT
(53) 99725268




{[['']]}

Divulgação Grupo Trancaço


Buenas!!!

Carregando a autenticidade da música tradicionalista, e honrando o nome o Grupo Trancaço apresenta seu novo trabalho, “Chegou o Trancaço” com repertório que agrada a todos apreciadores da boa música gaúcha, com produção de Beto Caetano, enaltecendo ainda mais esse trabalho feito com muita dedicação.

Á Venda Nas lojas Multison

www.multisom.com.br/Filiais.php

Contatos C/
Everton Garcia
www.chegouotrancaco.com.br

grupotrancaco@brturbo.com.br

51-3431.2201
51-9224.0156

{[['']]}

César Oliveira participa do programa "Conversas Cruzadas", hoje ao vivo

Hoje, segunda-feira, às 23h, César Oliveira participa ao vivo do programa "Conversas Cruzadas", na TVCom. O programa, apresentado por Lasier Martins, debaterá a cultura e a música gaúcha.

do Pulperia.
{[['']]}

VI Rodeio de Aniversário de Santo Ângelo

{[['']]}

Com a palavra, Edson Dutra

Para encerrar a polêmica do Nei Lisboa, reproduzo aqui a mensagem que recebi de Edson Dutra, de Os Serranos:

1a) São palavras de um rio-grandense que nao conhece sua cultura mais representativa e que 'e admirada por gente de todos os estados do país. Trata-se de um alienado de sua própria origem. Portanto, sem qualquer importancia sua opiniao, por irrelevante.

2a) Ainda a considerar, o fato de que a arte produzida pelo sr. Nei Lisboa, pela pouca expressividade que tem, nao consegue se expandir além do pequeno circuito da noite portoalegrense, logo nao tem cacife ou cafe no bule para criticar a consagrada e conceituada musica gaucha tradicionalista e nativista.

Quanto menor importancia dermos a este episodio, melhor.

Afinal, ele so apareceu e motivou esta celeuma, pelas bobagens que disse e não por sua competência musical. Por derradeiro, há um provérbio do qual, por vezes, me sirvo... Deixem latir os cães, enquanto a caravana passa...

Abraços, Edson Dutra.
{[['']]}

Regulamento do ENART/2010 - Atualizações da 74ª Convenção e Resolução 01/10



INTER REGIONAIS DE 2010

1ª INTERREGIONAL – VENANCIO AIRES – 24ªRT – 14 E 15 DE AGOSTO/2010
2ªRT – 5ªRT – 6ªRT – 16ªRT – 18ªRT – 21ªRT – 24ªRT – 26ªRT

2ª INTERREGIONAL - SOLEDADE – 14ªRT – 28 E 29 DE AGOSTO/2010
7ªRT – 8ªRT – 9ªRT – 11ªRT – 14ªRT – 19ªRT – 25ªRT – 29ªRT

3ª INTERREGIONAL – FREDERICO WESTFHALEN – 28ªRT – 25 E 26 DE SETEMBRO/2010
3ªRT – 4ªRT – 10ªRT – 13ªRT – 17ªRT – 20ªRT – 28ªRT

4ª INTERREGIONAL – PORTO ALEGRE – 1ªRT – 16 E 17 DE OUTUBRO/2010
1ªRT – 12ªRT – 15ªRT – 22ªRT – 23ªRT – 27ªRT – 30ªRT
{[['']]}

Fotos do 13ª Rodeio Nacional de Sapiranga

Já se encontram na ORKUT da 30ªRT ( http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=18071837113339523312 ), fotos do 13ª Rodeio Nacional de Sapiranga, no CTG Pedro Serrano, bem como do acampamento da 30ª Região Tradicionalista.
Varias visitas de Patrões de Entidades e Autoridades foram recebidas no acampamento ao longo do final de semana do evento - 18 a 21 de Fevereiro de 2010



Carlos Moser
1ª Sota Capataz - 30ªRT
Cel: (051) 9251 7960
MSN: mosercarlos@hotmail.com
SKYPE: mosercarlos1
{[['']]}
Amigos peço a gentileza de divulgar:

Agenda de Paulo de Freitas Mendonça

17 a 21/02/2010 - 20ª Fiesta Nacional del Chamamé - Corrientes - Argentina
23/02/2010 - Triagem do Festival Esmeralda Canta José Mendes - Brasil
24/02/2010 - Triagem do Coruja da Cançao de Capao da Canoa - Brasil
25/02/2010 - Lançamento dos livros Pajador do Brasil - Estudos Sobre a Poesia Oral Improvisada e
Poesia em Prosa e Poema - Biblioteca Nacional do Uruguay - Montevidéu - Uruguai
26 e 27/02/2010 - Encuentro Santosvegano de Payadores - San Clemente de Tuyu - Argentina
1º/03/2010 - Lançamento dos livros Pajador do Brasil - Estudos Sobre a Poesia Oral Improvisada e Poesia em Prosa
e Poema para Imprensa em Mar del Plata - Argentina

03/03/2010 - Fiesta Nacional de la Guitarra - Noite de Pajadores - Dolores - Argentina

11 a 14/03/2010 - Apresentador do 26º Reponte da Cançao - Sao lourenço do Sul - Brasil
19 a 21/03/2010 - Avaliador do 6º Esmeralda Canta José Mendes - Esmeralda - Brasil
22/03/2010 - Lançamento do 8º Minuano da Cançao - Sao Pedro do Sul - Brasil
25 a 27/03/2010 - Produçao do Coruja da Cançao - Capao da Canoa - Brasil
1º, 02 e 03/04/2010- 85ª Semana Criolla del Prado - Montevidéu - Uruguai
{[['']]}

XIII Cavalgada do Minuano


A Coordenadoria da 30ªRT através de seu Diretor de Cavalgadas Sr Danilo Palagi, convida a todos e agradece divulgação para realização da primeira reunião preparatória a XIII Cavalgada do Minuano, evento oficial da 30ªRT, que ocorrerá entre os dias 23 a 25 de Julho de 2010.

A mesma terá como local as dependências do Centro de Tradições Gaúchas Terra Nativa em data de 22/02/2010 ás 20:00Hrs.

Uma das novidades nesta XII edição será uma atividade cultural integrada a cavalgada.

Segue foto do momento de encerramento da XII edição no ano de 2009 em Araricá, com Sr Flavio Foss, Prefeito Municipal de Ararica, Sr Carlos Moser, Secretário da XII Edição da Cavalgada, Srta Aide Bianca Moser, 3ª Prenda Juvenil da 30°RT, Sr Geovana Diehl, Vice-Coordenadora 30ªRT Gestão 2009, ao fundo Srs Flavio Costa, e Sr Anibaldo Hugentobler, Capataz da XII Cavalgada.

A disposição

--
enquanto eu viver no mundo a tradição não se acaba

Carlos Moser
1ª Sota Capataz - 30ªRT
Cel: (051) 9251 7960
MSN: mosercarlos@hotmail.com
SKYPE: mosercarlos1


{[['']]}

César e Rogério estão em estúdio gravando o nono CD da carreira


César e Rogério estão em estúdio gravando o nono CD da carreira. O disco, que se chamará "Cantiga para o meu Chão", terá 15 faixas, entre elas duas regravações do folclore argentino. O dueto assina a produção musical do projeto e direção musical fica por conta de Marcello Caminha.

do site oficial.
{[['']]}

Estátua do Laçador é alvo de vândalos pela terceira vez


A estátua do Laçador, um dos principais símbolos de Porto Alegre, amanheceu novamente pichada. As inscrições foram feitas nas partes frontal e lateral do pedestal do monumento. É a terceira vez que os vândalos investem contra o Laçador. As outras duas ocorreram em dezembro de 2007 e julho de 2008. Por ocasião da primeira restauração, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) havia aplicado na obra a tinta antipichação, o que facilita a remoção da tinta usada pelos vândalos. Além de pichações, o Laçador tornou-se alvo de outros tipos de delitos, como o furto do laço de 14 braças, que desapareceu mais de uma vez e foi novamente recolocado.

O folclorista João Carlos Paixão Côrtes ficou entristecido com a nova investida contra o monumento para o qual ele posou em 1954, quando tinha 26 anos. Ele tomou conhecimento do ato de vandalismo em Cidreira, no litoral Norte, onde está veraneando. Paixão afirmou que o gaúcho de bronze, que mira o horizonte sobre um pedestal dando boas-vindas a quem chega a Porto Alegre, precisa ser respeitado. "É um triste história que se repete continuamente", lamentou. De acordo com o folclorista, o autor da pichação é um "irresponsável que desrespeita a memória da cultura popular".

*Fonte: Site do jornal Correio do Povo
{[['']]}

20ª Fiesta Nacional del Chamamé y del Mercosur 2010


Músicos del Brasil:
Gilberto Monteiro
Lucio Yanel
Renato Borghetti
Barra Da Saia
Luiz Carlos Borges
Mauricio Britos - Humberto Yule

Músicos del Paraguay:
Juan Cancio Barreto
Grupo Cantares
Roser Díaz
Sur Canto


www.gicelamendezribeiro.com.ar

Gicela desde hace 16 años cautiva con su dulce voz en distintos escenarios de Argentina, Brasil, Francia y recientemente en Estados Unidos cantando chamamé, que es una de las músicas enraizadas sobre todo en el litoral argentino y en el sur de Brasil.

"Esta cantante correntina tiene una historia particular – dice Gabriel Plaza en el diario "La Nación" - Su abuelo es de Río Grande do Sul y la familia de su madre, de Paso de los Libres. En esa familia de músicos bilingües y bien chamamecera se inscribe una de las razones principales de la original propuesta de Gicela, la intérprete guaraní ofrece un puñado de canciones de su autoría en castellano y también en portugués. Con un estilo tradicional y refinado aporta nuevos aires dentro de la jugosa tradición chamamecera de Corrientes..."


*Producción Marcel Czombos
Producción Artística Gicela Mendez Ribeiro
CONTACTO & CONTRATACIONES:
www.gicelamendezribeiro.com.ar
contactogicela@gmail.com
prensagicela@gmail.com
CEL:54 3783 15705352
OFICINA: 54 3722 440796
{[['']]}

Entrevista exclusiva com Érlon Péricles

Clique abaixo e veja a chamada da entrevista, registrada
pelo acadêmico de Jornalismo Leonardo Gadea.




Visite o blog CULTURA IN PROSA (http://www.culturainprosa.blogspot.com) e conheça mais do trabalho de Leonardo Gadea.
{[['']]}

A Sentinela do Pampa


A ave também é conhecida por tetéu, téu-téu, terém-terém e espanta-boiada. Pertence à ordem dos Ciconiiformes (anteriormente Charadriiformes) e à família dos Charadriidae. Em espanhol é conhecido por tero común e em inglês, Southern Lapwing. O nome é uma onomatopéia de seu canto característico. O quero-quero, típico da América do Sul, é encontrado desde a Argentina e leste da Bolívia até a margem direita do baixo Amazonas e principalmente no Rio Grande do Sul, no Brasil. Habita as grandes campinas úmidas e os espraiados dos rios e lagoas.

O quero-quero é sempre o primeiro a dar o alarme quando algum intruso invade seus domínios. É uma ave briguenta que provoca rixa com qualquer outra espécie habitante da mesma campina. As capivaras tiram bom proveito da convivência com o quero-quero, pois, conforme a entonação, o grito dessa ave pode significar perigo. Então os grandes roedores procuram refúgio na água.

Rui Barbosa, em 1914, incluiu-o num discurso célebre pela vivacidade maliciosa e originalidade da sátira. Evocou a “figura imperatória do quero-quero, o chantecler dos potreiros. Este pássaro curioso, a que a natureza concedeu o penacho da garça real, o vôo do corvo e a laringe do gato, tem o dom de encher os descampados e sangas das macegas e canhadas com o grito estrídulo, rechinante, profundo, onde o gaúcho descobriu a fidelíssima onomatopéia que o batiza”.

A Lei n 7.418, de 1º de dezembro de 1980 institui o quero-quero (Venellus chilensis) como a ave símbolo do Estado do Rio Grande do Sul.

A lenda do quero-quero

Quando a Sagrada Família fugia para o Egito, com medo das espadas dos soldados do Rei Herodes, muitas vezes precisou se esconder no campo, quando os perseguidores chegavam perto.

Numa dessas vezes, Nossa Senhora, escondendo, o Divino Piá, pediu a todos os bichos que fizessem silêncio, que não cantassem, porque os soldados do rei podiam ouvir e vir da fé.
Todos obedecem prontamente, mas o quero-quero, não: queria porque queria cantar. E dizia: Quero! Quero! Quero!

Para castigo de ser tão inconveniente, o quero-quero acabou ficando cantando daquela maneira para sempre, alertando sem descanso o lugar onde é encontrado.

*Fontes:
Wikipédia
Mitos e Lendas do Rio Grande do Sul - Antonio Augusto Fagundes
Estórias e Lendas do Rio Grande do Sul - Barbosa Lessa; Gráfica EDIGRAF Ltda; SP

{[['']]}

Piquete rifa cavalo e compra ônibus


Neste ano, o Piquete Memória do Passado, de Esteio, está de ônibus novo na 26a Cavalgada do Mar. A compra foi possível porque a entidade rifou o cavalo que ganhou no ano passado, como prêmio por ter sido escolhido o piquete melhor disciplinado da 25a edição do evento. E o animal (foto) ainda foi ganho por um integrante do próprio piquete. Ou seja, ficou tudo em casa, ou melhor, no acampamento...

do blog Roda de Chimarrão.

{[['']]}

XIX Rodeio Crioulo Nacional de Bom Jesus


É intensa a programação de rodeios nos Campos de Cima da Serra. Em Bom Jesus, acontece entre os dias 4 e 7 de março o XIX Rodeio Crioulo Nacional e o VI Mulaço na Terra do Tropeirismo. Haverá bailes com os grupos Rodeio e Criado em Galpão.

Já entre os dias 26 e 27 de fevereiro acontece a I Festa Campeira do CTG Baio Ruano, em Cambará do Sul. Mais informaçõe com Rubens pelo 54 9977 6298.


Na Serra, em Nova Prata, o CTG Querência do Prata promove o XVIII Rodeio Crioulo do Prata. Será entre os dias 11 e 14 de março. Telefone do patrão João Rosa: 54 9905 0027..

do Blog Roda de Chimarrão.
{[['']]}

Prorrogação das inscrições da Sapecada

Devido ao recesso do correio no feriado de carnaval estamos prorrogando as inscrições para a 18ª Sapecada da Canção Nativa e 10ª Sapecada da Serra Catarinense.

As inscrições para a 18ª Sapecada da Canção Nativa e 10ª Sapecada da Serra Catarinense, indiferente da data de postagem no correio, serão aceitas, impreterivelmente, até as 18:00h do dia 04 de Março de 2010, na Fundação Cultural de Lages, Rua: Benjamin Constant, 141 -Centro – Lages - SC - CEP: 88 501 110

E-mail: sapecadafestival@hotmail.com
{[['']]}

5ª Nevada da Canção Nativa - São Joaquim/SC

Relação das 16 músicas Classificadas

1-Pescando terneiro
Letra: Rodrigo Jacques
Musica: Rodrigo Jacques

2-Rincão bonito
Letra: Rogério Ávila
Musica: Jari Terres

3-E a saudade vai de tiro...
Letra: José D. Teixeira e Gujo Teixeira
Musica: Juliano Moreno e Vitor Amorim

4-Recordando
Letra: Kiko Goulart
Musica: Kiko Goulart

5-Alma gaucha
Letra: Anomar Danúbio Vieira
Musica: Mauro Moraes

6-Memorial de rastos
Letra: Xirú Antunes
Musica: Adriano Gomes

7-Zambita que dejaste tu
Letra: Rodrigo Jacques
Musica: Jari Terres

8-Rebenque
Letra: Xirú Antunes
Musica: Juliano Gomes

9-Temporais de saudade
Letra: Fabio Peralta
Musica: Fabio Peralta

10-Alma nochera
Letra: Frederico Viana
Musica: Danielli Rosa e Raineri Spohr

11-Ranchito posteiro
Letra: Gujo Teixeira
Musica: Cristian Camargo

12-Vestidito amarillo
Letra: Evair Suarez Gomes
Musica: Juliano Gomes

13-Baita baile
Letra: Mauro Moraes
Musica: Mauro Moraes

14-Sangue de boi
Letra: Adriano Alves
Musica: André Teixeira

15-Chacarera e liberdade
Letra: Hélvio Luiz Casalinho
Musica: Fabiano Bacchieri

16-A estrada e a rima
Letra: Juarez Machado de Farias
Musica: Rodrigo Maia

Jurados
Marcelo Oliveira
Éder Goulart
Fabrício Harden
Sérgio Carvalho Pereira
Joca Martins
{[['']]}

Rodeio em Nova Prata


O CTG Querência do Prata, de Nova Prata, promove o 18º Rodeio Crioulo do Prata, de 11 a 14 de março, com premiação em dinheiro e espetáculos musicais de Cristiano Quevedo e show baile com o grupo Beira D´Estrada. Informações pelo endereço www.superprata.com.br/rodeio.
{[['']]}

Curso de Cultura Gaúcha da 1ª RT

Objetivo: Preparar tradicionalistas e interessados para os concursos de prendas e peões e também os avaliadores culturais

Local: a ser definido até março (deverá ser em Porto Alegre)
Publico Alvo: Tradicionalistas, professores e demais interessados.
Duração do Curso: 36 hs sendo desenvolvido em dois finais de semana, sendo 20hs em cada fim de semana.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: de 1 de fevereiro a 5 de março de 2010
Investimento: R$ 20,00 (vinte reais) por participante
Forma de pagamento: depósito bancário para a 1ª RT
Banco Banrisul: 041 agência 0100 Conta nº: 06 87091109
Forma de comprovar o pagamento: scanear o comprovante e enviar em anexo para: cursos@1rtrs.com.br até dia 5 de março de 2010.

FONTE: CHASQUE DE PRIMEIRA
do Portal Chasque Pampeano.
{[['']]}

José Mendes 36 anos de seu falecimento

Dia 15 fez 36 anos que morreu José Mendes, aos 35 anos de idade, no auge do sucesso.

Colaborou sobremaneira para o enriquecimento de nossa música.

Saiba mais http://josemendescantorgaucho.blogspot.com/2009/02/cantor-jose-mendes-rs-brasil_24.html

Ouça o José Mendes - Churrasco http://www.youtube.com/watch?v=_8GEx1XKRKQ

O Roubo da Gaita Velha http://www.youtube.com/watch?v=0Sl4dG0Q0OE

Picasso Velho http://www.youtube.com/watch?v=7Yx7DiHtlpk&NR=1

JOSÉ MENDES - Cantor e Compositor nasceu em Lagoa Vermelha/RS

* 20/04/1939 + 15/02/1974 Pelotas/RS

Algumas de suas mais importantes músicas

Acordeona do Nego Mendes - José Mendes - 1970
Cantando minha Palmeira - José Mendes/Odalgiro Correia - 1970
Canto da Siriema - José Mendes/Leonel dos Santos - 1967
Corações Amantes - Milongueiro/José Mendes - 1967
Gaúcho Aventureiro - José Mendes - 1970
História dos Pedros - José Mendes - 1970
Largo da Felicidade - Rubens Alcantara - 1970
Mensagem de Saudade - Josér Mendes - 1967
Moda de Agora - Cenair Maicá/Gaúcho do Rincão - 1970
Mulher Feia - José Mendes/Noel Silveira - 1967
Não Espalha - Airton Pimentel - 1970
Palmeira das Missões - José Mendes/Odalgiro Correia - 1970
Para Pedro - José Mendes/José Portela Delavy - 1967
Picaço Velho - José mendes - 1'967
Quero Beijar-te Agora - Gilberto Nedel/J.Martins - 1970
Roubei a Fazendeira - Carlos Armando/José Mendes - 1970
Sangue Criolo - Lauro Rodrigues - 1970
Saudade da Lagôa Vermelha - Elyo Theodoro - 1967
Surpresa da Vida - José Mendes - 1967
Terra Brasileira - José Mendes/Luiz Muller - 1967
Terra que Canto - Luiz Menezes - 1967
Três Flores - José Mendes/Nôno Basilio - 1970
Última Lembrança - Luiz Menezes - 1967
Valsa do Adeus - Ney Fernandes/José Mendes - 1967

--
Atenciosamente
Hilton Luiz Araldi

do Portal Chasque Pampeano.
{[['']]}

Projeto Tradição e Folclore terá início no mês de março em Passo Fundo

Depois de vários anos de tratativas o projeto Tradição e Folclore nas escolas começa a sair do papel. Este mês os organizadores estiveram reunidos com autoridades para dar andamento as atividades.

Segundo Alessandro Gradaschi, empresário e tradicionalista, que faz parte da coordenação do programa, estes são os primeros passos, mas em março algumas escolas já vão receber trabalhos.

Nesta primeira fase estão sendo chamados professores de dança. Os curriculos podem ser enviados até o dia 28 de fevereiro para o e-mail setimaregiao1@terra.com.br ou entregues na sede da entidade, Avenida Dr Cesar Santos, bairro Cidade Universitária.

Fonte: Redação Planalto AM730

ENVIADO POR HILTON ARALDI
do Portal Chasque Pampeano.
{[['']]}

Cursos de Danças

Clique abaixo para saber mais sobre os cursos de danças.

DANÇAS GAUCHAS DE SALÃO
(Vanera, Chamamé, Bugio, Valsa...)

DANÇAS TRADICIONAIS GAÚCHAS
(Pezinho, Maçanico, Pau de Fitas...)

CONTA MTG:
Inscrições: depósito Banrisul
Ag.: 0100
C/c 06066982.0-3
em nome de Movimento Tradicionalista Gaúcho

Após passar fax do comprovante para 51 3223-5194

DIREITO ADQUIRIDO PARA INSTRUTORES
Veja as diretrizes para aquisição do cartão de instrutor de danças
Qualque dúvida, favor entrar em contato via e-mail: mtg.rs@mtg.org.br

FICHA DE INSCRIÇÃO (.doc)
{[['']]}

CFOR Básico - primeiro de 2010

O CFOR básico é destinado especialmente a quem exerce ou pretende exercer a função de liderança no Movimento Tradicionalista Gaúcho.

É obrigatório para instrutores e avaliadores - idade mínima 16 anos..

DATA: 27 de MARÇO de 2010 - Porto Alegre

LOCAL: Sede do MTG
Rua Guilherme Schell, 60 - Porto Alegre/RS

HORÁRIO: 9h até 18h

INSCRIÇÕES:
Depósito na conta do MTG e após fax do Comprovante com nome e telefone do participante para 51 3223-5194.
NÃO RESERVAMOS VAGAS
VAGAS LIMITADAS

INVESTIMENTO:
R$ 40,00 (todos interessados)
R$ 20,00 (membros de patronagem, necessaria comprovação através da ata)
Todos os participantes receberão almoço, certificado e botton.

TEMAS E CONTEÚDOS:
História do Tradicionalismo Gaúcho;
Objetivos do MTG e Estrutura Administrativa do MTG;
A tese “O Sentido e o valor do Tradicionalismo”;
A tese “O Sentido e o Alcance Social do Tradicionalismo”;
Carta de Princípios;
Liderança.

CONTA MTG
Inscrições: depósito Banrisul
Ag.: 0100
C/c 06.066982.0-3
em nome de Movimento Tradicionalista Gaúcho

Após passar fax do comprovante com nome e telefone para 51 3223-5194

Informações: 51 3223-5194 ou e-mail para cursos@mtg.org.br
{[['']]}

Curso para Juíz de Campeira

DATA: 18 de Março de 2010 - Caxias do Sul

LOCAL: Pavilhões da festa da Uva.

HORARIO: Das 09:00hs às 18:00hs

INSCRIÇÕES ANTECIPADAS: ate 15 de março de 2010 .

Depósito Banrisul
Ag.: 0100
C/c 06.066982.0-3
em nome de Movimento Tradicionalista Gaúcho

Após passar fax do comprovante com nome COMPLETO, RT e telefone para 51 3223-5194

INVESTIMENTO: R$ 50,00 - somente Curso de juiz

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
É obrigatória utilização de indumentária.
Para recebimento da credencial/cartão é necessário o curso para juizes de campeira e o Curso de Formação Tradicionalista - CFor, conforme a diretriz.
A ficha de inscrição deverá estar assinada pelo Coordenador Regional.

CLIQUE PARA BAIXAR A FICHA DE INSCRIÇÃO
{[['']]}

Morre o Presidente do MTG-PR

O Presidente do MTG do Paraná, João Carlos Gadens Halila, morreu ao meio-dia de hoje, em São João do Triunfo, vítima de infarto. O vélório será realizado na sede de sua fazenda, no mesmo município, e o enterro está previsto para amanhã. O horário e local ainda não foram divulgados.
{[['']]}

Prendas organizam evento cultural em São Gabriel

Com enfoque nas relações entre a educação especial e a inclusão social, as Prendas da 18ª Região Tradicionalista realizam o 1º Simpósio Regional da Inclusão Social no dia 28 de fevereiro, na sede do CTG Caiboaté, em São Gabriel. O evento tem o objetivo de investigar e explorar diversas abordagens contemporâneas, que tentam resolver os problemas da sociedade e enfrentar as desigualdades.

Durante o encontro estará em pauta a importância da realização de tais atividades dentro das escolas para portadores de necessidades e de que forma os tradicionalistas podem ajudar.

A programação contará com palestras de pessoas especializadas na área, debates, apresentações artísticas protagonizadas por portadores e dinâmicas de grupo. O credenciamento poderá ser realizado pelo endereço simposioregional@hotmail.com. Para confirmação, no dia do evento, cada participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível. As doações serão repassadas à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Gabriel.

do site do IGTF.
{[['']]}

Cavalgada do Mar começa com rodeio em Palmares do Sul

A 26ª Cavalgada do Mar começa amanhã, dia 20, em Palmares do Sul, com um rodeio crioulo e gravação do DVD de João Luiz Correa e Grupo Campeirismo. A partida dos cavalarianos será realizada do local dos eventos, no parque localizado no quilômetro 80 da RST 101, em Bacopari. Serão percorridos 240 quilômetros à beira-mar até Torres.

O rodeio, que teve início na quinta-feira, terá provas campeiras e artísticas, além de bailes e shows com Grupo Rodeio e Joça Martins (sexta-feira), Gaúcho da Fronteira e Karaguatá (sábado) e Os Mateadores (domingo). Já a gravação do novo DVD está marcada para o sábado, a partir das 21h.

A entrada ao parque é franca e a estrutura inclui espaço para cinco mil barracas, com água, luz, churrasqueiras, mercado e banheiros químicos. Já os ingressos para os bailes serão vendidos a R$ 15,00.

do site do IGTF.
{[['']]}

TV Tradição Gaúcha da CBTG

A partir da segunda quinzena de fevereiro, o tradicionalismo ganhará seu próprio canal de televisão. A TV Tradição Gaúcha, da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG), levará informação, conhecimento e entretenimento aos tradicionalistas de todo o país. Segundo o vice-presidente da entidade, Manoelito Carlos Savaris, o objetivo é fortalecer a unidade ideológica e socializar o conhecimento nas áreas cultural, campeira, artística e esportiva.

Neste primeiro momento, a programação contará com cursos de formação tradicionalista, entrevistas, além da reprodução de eventos e vídeos culturais já existentes. Segundo a entidade, aproximadamente 1 mil antenas de recepção devem ser instaladas no primeiro ano de atividades, alcançando mais de 100 mil tradicionalistas. O canal também poderá ser acessado via internet, pelo endereço www.cbtg.com.br

Segundo Savaris, em cidades do interior, é comum que o CTG seja muitas vezes a única célula social da localidade. “As entidades tradicionalistas sempre foram referências culturais. Esse é mais um passo para o fortalecimento desse propósito”, complementa.

Para adquirir a antena, os interessados devem acessar o site da CBTG (www.cbtg.com.br) e clicar no banner localizado à direita da tela principal(em breve). O valor para aquisição pode variar conforme a localização, sendo o preço máximo de R$ 1.089,00. O pagamento pode ser parcelado em até três vezes.

do site da CBTG.
{[['']]}

Últimas notícias CBTG

{[['']]}

Estamos de volta!!!

Estamos de volta, com nossa programação normal, depois graves problemas técnicos.
Desculpem o transtorno!
{[['']]}
{[['']]}

Contos em Canto - Luiz Marenco



Neste projeto pioneiro, Luiz Marenco coloca a disposição do público infantil toda a sua preocupação para com a valorização e preservação da cultura e folclore regional, pois tem a consciência de que as crianças devem conhecer a sua história, os usos e costumes do povo gaúcho, formando assim, cidadãos compromissados e responsáveis com a sua identidade local e cultural em contraponto com os jogos eletrônicos e a ociosidade em que vivem a maioria das crianças do nosso tempo.

A idéia do CD sobre o folclore infantil foi do próprio músico Luiz Marenco e quem viabilizou o projeto junto a Lei de Incentivo a Cultura foi a empresa Soma 3 Assessoria e Consultoria. O projeto, portanto, conta com a aprovação do Ministério da Cultura e já está habilitado para captação dos recursos.

Além de evidenciar o folclore gauchesco, Luiz Marenco quer que todos, indistintamente, tenham acesso à esta cultura. Por isso, quando do lançamento do novo CD será disponibilizado um intérprete de Libras e parte da tiragem do CD terá encarte com as letras em braile.

O projeto cultural ainda prevê a distribuição de parte dos CDs para escolas municipais, bibliotecas, CTGs e instituições sociais.

O lançamento provavelmente será ainda no ano de 2010 e está previsto para as cidades de Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul sendo que as composições estão sendo criadas pelo compositor Sergio Carvalho, por Luiz Marenco e outros músicos.

Histórico do Marenco

Luiz Marenco é o um cantor do campo, todas as suas letras retratam as vivências dos homens e mulheres que vivem nos ambientes rurais do Rio Grande do Sul. Sua voz é conhecida em vários estados brasileiros, e fora do país, como Uruguai e Argentina, onde participou de diversas gravações de CDs de artistas folcloristas destes países. Participante ativo dos principais festivais de música do Estado do Rio Grande do Sul e nos países vizinhos é reconhecido por inserir no público urbano os temas da regionalidade gaúcha.

Hoje nos seus quase 20 anos de carreira Luiz Marenco é consagrado por ter ainda em seu currículo um CD de Ouro “Luiz Marenco Ao Vivo” e um DVD de Ouro “Luiz Marenco Todo Meu Canto”.

Mariana Ferreira - Produção Executiva
(53) 9963.0391 - 8113.4124
contato@luizmarenco.com.br
www.luizmarenco.com.br
{[['']]}

MTG e CBTG divergem quanto a regras em rodeio

O presidente do MTG, Oscar Gress, fez alerta aos coordenadores das Regiões Tradicionalistas (RTs) do Estado: quem não observar as regras do Movimento em rodeios, poderá ser punido. Foi uma reação à nota divulgada no blog de que no rodeio de Novo Hamburgo, serão observadas as regras da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG).

As diferenças básicas são: uso da espora, da faca e do laço apresilhado, obrigatórios pelas regras do MTG. No regulamento da CBTG, esses objetos são opcionais aos competidores. A pergunta é: o uso da espora é mesmo necessário? A faca representa uma defesa pessoal ou um risco a mais num rodeio?

Bueno, de qualquer forma, a peleja é inusitada: seria como no futebol haver divergências entre as regras da Confederação Gaúcha de Futebol e da CBF. Outro detalhe chama à atenção: a CBTG tem Manoelito Savaris, principal aliado de Gress, na sua vice-presidência.

Procurado pelo blog, o presidente da Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo (ATNH), que organiza o rodeio, disse que sua intensão não era divergir do MTG. Zeca Tessmann, que também é diretor campeiro da CBTG, afirma que o caráter opcional das regras visa evitar acidentes.

do blog Roda de Chimarrão.

{[['']]}

Inscrições abertas para a Música Tema da Semana Farroupilha

Estão abertas até cinco (5) de março as inscrições para o concurso da Música Tema Semana Farroupilha 2010. As canções devem ser inéditas e contemplar o tema anual do evento “Farroupilhas: Ideais, Cidadania, Revolução”, sempre em ritmos tradicionais do cancioneiro gaúcho, tais como: vaneira, rancheira, bugio, milonga, entre outros.

Podem participar compositores gaúchos residentes em qualquer estado do Brasil. Os interessados podem remeter material via correio ou entregá-lo diretamente na sede do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), na Avenida Borges de Medeiros, 1501 - Sala 10.

O regulamento do concurso e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.igtf.rs.gov.br e www.semanafarroupilha.com.br. A escolha da música vencedora será realizada em março, em Caxias do Sul, durante a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS). O vencedor receberá R$ 2 mil de premiação.

Links:

www.igtf.rs.gov.br
www.semanafarroupilha.com.br
{[['']]}

Marenco cantando contos


Ainda em 2010, Luiz Marenco pretende lançar o projeto Contos em Canto, CD com gravações dirigidas ao público infantil. A iniciativa nasceu da preocupação do artista com a importância da valorização e preservação da cultura e folclore regional desde a mais tenra idade, em contraponto com a proliferação de jogos eletrônicos e ociosidade em que vivem a maioria das crianças do nosso tempo.

Outro destaque do trabalho será a disponibilização de um intérprete de libras e parte da tiragem do disco terá encarte com as letras em braile. O projeto prevê ainda distribuição de cópias para escolas municipais, bibliotecas, entidades tradicionalistas e instituições sociais.

Marenco conta ainda com a participação de do compositor Sergio Carvalho, além de outros músicos.

do blog do MTG.
{[['']]}

CTG Laço da Amizade

{[['']]}

Venha fazer parte de Noite Gaúcha Beneficente em Juventude Gaúcha do MTG-SP

Horário: 6 março 2010 às 20:00 a 7 março 2010 às 3:00
Local: CTG Fronteira Aberta
Organizado por: Ariane Chiebao|1ª Prenda MTG-SP e Lua Nova


Descrição do evento:

CTG realiza Noite Gaúcha em prol da Ong Lua Nova

No dia 6 de março o CTG Fronteira Aberta realiza uma Noite Gaúcha em prol da Ong Lua Nova. O evento contará com apresentações de danças folclóricas, músicas típicas, churrasco gaúcho, além de um cardápio variado de saladas.

A Associação Lua Nova é uma ONG criada em 2000, na cidade de Sorocaba – SP, que atende a jovens mães e seus filhos, ambos em situação de vulnerabilidade social, atuando também com Tratamento Comunitário em bairros vulneráveis de Sorocaba. O projeto resgata e desenvolve a auto-estima, a cidadania, o espaço social e auto-sustentabilidade de jovens, facilitando sua inserção como multiplicadores de um processo de transformação das comunidades em risco.

Durante o evento, em parceria com o CTG, serão vendidas bonecas, bolsas, e outros produtos providos dos projetos de geração de renda, assim como as sobremesas que serão produzidas pela padaria Lua Crescente, parceira da Ong.

O CTG fica na Rua Salto de Pirapora, 10, no Jardim Iguatemi, em Sorocaba-SP. Os convites serão vendidos a R$ 25,00 e poderão ser comprados antecipados pelos telefones: (15) 7811-1475 com Ariane, (15) 8118-9737 com Mariana e (15) 3388-7438 com Pedro, ou por e-mail: marketing@luanova.com.br. Informações: www.ctgfronteiraaberta.com.br.
{[['']]}

CTG Os Praianos - Dupla ganha carro 0KM no Rodeio da Vacaria


Renan Herculano Pereira e José Felipe Cordeiro, do CTG Os Praianos, de São José, foram os vencedores da prova Laço Dupla Nacional Força B, no Rio Grande do Sul. O 28º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, considerado o maior da América Latina, foi realizado entre os dias 30 de janeiro e sete de fevereiro e a dupla, patrocinada pela Nutricol Alimentos, levou um automóvel 0KM. A premiação mostra a Força do CTG Os Praianos dentro e fora do Estado, com laçadores das mais variadas idades que trazem ao município diversos prêmios e ainda o projetam para o Brasil e exterior.

Renan Herculano Pereira é um dos exemplos de garra dentro do tradicionalismo gaúcho. Com apenas 16 anos o garoto já tem em seu currículo mais de 500 conquistas, dentre as mais importantes, o Troféu Braço de Ouro, que ganhou em Pato Branco em 2007 e o troféu Braço Diamante, conquistado em Araranguá em 2009.

Agora, junto com o amigo José Felipe Cordeiro, Renan traz mais um orgulho à família e aos tradicionalistas de Santa Catarina. A conquista foi neste domingo, sete de fevereiro na Cancha Ferradura do Parque Nicanor Kramer da Luz, em Vacaria, Rio Grande do Sul.

Assessoria de Comunicação
Vânia Monteiro – (48) 9966-8285 – vania.monteiro@ibade.org
Adriana Bonin SC 002644JP - (48) 9608-5345 – imprensa@ibade.org

{[['']]}

Noite Musiqueira especial com Jairo Lambari Fernandes dia 11/02

{[['']]}

Noite Musiqueira com Jairo Lambari Fernandes dia 11/02

{[['']]}

6º Esmeralda Canta Zé Mendes e 2º Festival Nativista


Faltam poucos dias para o término do prazo de inscrições para o 2º O Rio Grande canta José Mendes

O festival, que acontece entre os dias 19 e 21 de Março, juntamente com o 6º Esmeralda Canta José Mendes, terá a seguinte programacão:

Sexta - 19.03 - 20h - 1º eliminatória do festival
23h - Show de César Oliveira e Rogério Melo
Sábado - 20.03 - 20h - 2º eliminatória do festival
23h - Fandango com o Grupo Os Quatro Ventos (CTG Rincão da Amizade - Santa Teresinha)
Domingo - 21.03 - 14h30min - Final do festival

A data limite para as inscrições é 15 de fevereiro. A comissão julgadora do festival será formada por:
Éder Goulart
Daniel Busch
Jaime Brum Carlos
Paulo de Freitas Mendonça
Sérgio Rosa

Endereço para correspondência
Prefeitura Municipal de Esmeralda
Festival Esmeralda Canta Zé Mendes
Av São João 1391
Esmeralda RS
CEP 95 380 - 000

Ajuda de Custo
Cada composição classificada terá uma ajuda de custo de R$ 500,00 (quinhentos reais) para distancia de até 100Km do evento
R$ 750.00 (setecentos e cinqüenta reais) para uma distancia de 100 a 200 Km do evento
R$ 1 000,00 (Um mil reais) para uma distancia de mais de 200 Km do evento.
Também será fornecido por conta do evento, alimentação aos concorrentes credenciados, (almoço e janta) bem como local para acampamento ou alojamento, Maiores informações sobre alojamento pelo telefone.
(54) 3354 1222

Premiação
1º Lugar Troféu e R$ 1.500,00
2º Lugar Troféu e RS 1.000,00
3º Lugar Troféu e R$ 500,00

Melhor interprete R$ 200,00
Melhor instrumentista R$ 200,00
Música mais popular R$ 300,00


REGULAMENTO E FICHA DE INSCRIÇÃO


Informações: Daniel Busch
{[['']]}

Convite - XIII Elo do Jovem Tradicionalista



Queridos Amigos, passo para mais uma vez convidá-los a participar do XIII Elo do Jovem Tradicionalista, onde juntos colocaremos a mão em nossa consciência para conhecer e perceber as dificuldades que atingem os jovens do meio globalizado e, para que assim, juntos, tentemos encontrar soluções para os problemas que os aflingem. Em quanto jovens, temos o dever de auxiliar e ajudar nosso amado Rio Grande a não deixar que tais problemáticas tomem por completo a beleza de nossa juventude. Para tanto, participem! Usem seus papéis em nossa sociedade!

DATA: 13 DE MARÇO DE 2010
A partir das 15 horas, na sede social do CTG Cel. Thomaz Luiz Osório
Avenida Duque de Caxias nº 1.319 - Bairro Fragata
Pelotas/RS - 26ªRT

Segue em anexo um convite com maiores explicações e com o cronograma do evento incluido.
Desde já agradeço a atenção de todos.
Um beijo grande,

Adriana Rabassa
1ª Prenda 26ªRT
{[['']]}

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados